O Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi) está sendo investigado por suspeitas de realizar cobranças indevidas de mensalidades a aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A Controladoria-Geral da União (CGU) identificou que, em uma amostra de 26 mensalidades cobradas pelo sindicato, 20 delas (76,9%) não foram autorizadas pelos beneficiários. Além disso, a entidade não apresentou a documentação completa de nenhum dos aposentados envolvidos nas cobranças investigadas.
Em resposta às acusações, o Sindnapi afirmou que não há impedimento legal para a cobrança das mensalidades e negou qualquer irregularidade em sua atuação. A entidade também ressaltou que apoia a apuração dos fatos e está colaborando com as investigações.
As investigações apontam que o esquema de cobranças indevidas pode ter resultado em um desvio de recursos significativo, afetando um grande número de aposentados e pensionistas. As autoridades continuam a apurar os detalhes do caso e a identificar os responsáveis pelas possíveis irregularidades.