Lula e Trump trocam telefones pessoais para facilitar diálogo direto

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) revelou, em entrevista à TV Mirante do Maranhão, que trocou contatos pessoais com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante uma conversa por telefone realizada nesta segunda-feira (6). Segundo Lula, a iniciativa busca evitar intermediários nas tratativas entre os dois países.

“Ele me deu o telefone pessoal dele, eu dei o meu, para que a gente não precise de intermediário para fazer as coisas boas para o Brasil e os Estados Unidos”, afirmou o presidente.

Esse foi o primeiro diálogo formal entre os dois líderes por meio de canais diplomáticos, após o recente reaproximação iniciada na Assembleia Geral da ONU, em Nova York, em meio a tensões envolvendo tarifas comerciais e sanções contra o Brasil.

Durante a entrevista, Lula também comentou sobre Marco Rubio, secretário de Estado americano escolhido por Trump para conduzir as negociações com o Brasil. O presidente afirmou ter solicitado que Rubio converse com o país “sem preconceito” e demonstrou preocupação com o que classificou como “desconhecimento sobre o Brasil” por parte do diplomata, com base em declarações públicas recentes.

Rubio tem sido crítico da atuação do Supremo Tribunal Federal (STF) e do ministro Alexandre de Moraes, especialmente em temas ligados às redes sociais e ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado por tentativa de golpe de Estado e outros crimes.

Do lado brasileiro, as conversas com os EUA serão conduzidas pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, pelo ministro das Relações Exteriores Mauro Vieira e pelo ministro da Fazenda Fernando Haddad. As tratativas buscam discutir temas como o tarifaço imposto pelos EUA a produtos brasileiros e a normalização das relações bilaterais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Categorias

Publicidade
Publicidade

Assine nossa newsletter

Publicidade

Outras notícias