Eduardo Bolsonaro elogia escolha de Rubio para diálogo entre EUA e Brasil

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) classificou como “golaço” a escolha do secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, para dar continuidade às negociações com o Brasil. A definição ocorreu após a reunião desta segunda-feira (6) entre os presidentes Lula (PT) e Donald Trump, em que foram debatidas questões comerciais e diplomáticas entre os dois países.

Na publicação feita nas redes sociais, Eduardo destacou o perfil de Rubio, filho de imigrantes cubanos, e afirmou que ele conhece bem a América Latina e “como funcionam os regimes totalitários de esquerda na região”. O parlamentar também criticou o Supremo Tribunal Federal (STF), alegando que Rubio entende como o Judiciário brasileiro teria sido usado como ferramenta de perseguição política, e se referiu ao país como um “regime de exceção”.

Desde o início do ano nos Estados Unidos, Eduardo tem atuado para sensibilizar o governo Trump em relação ao ministro do STF Alexandre de Moraes, relator da ação que condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por tentativa de golpe de Estado.

Na reunião, Lula solicitou a retirada da tarifa de 40% imposta a produtos brasileiros e o fim das sanções aplicadas a autoridades do país. Segundo o Palácio do Planalto, o encontro teve tom amistoso e durou cerca de 30 minutos. O presidente brasileiro também se colocou à disposição para ir aos EUA e sugeriu encontros em outros fóruns multilaterais, como a cúpula da ASEAN e a COP30, marcada para novembro, em Belém (PA).

Ainda segundo o Planalto, Lula ressaltou que o Brasil é um dos três países do G20 com os quais os EUA mantêm superávit na balança comercial de bens e serviços, reforçando o interesse em retomar uma relação diplomática mais estreita entre as duas nações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Categorias

Publicidade
Publicidade

Assine nossa newsletter

Publicidade

Outras notícias