Trump questiona disposição da Ucrânia para negociar e critica Putin

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a pressionar publicamente a Ucrânia neste domingo (11), ao sugerir que o país deveria aceitar uma proposta de reunião feita por Vladimir Putin para quinta-feira (15), na Turquia. A declaração foi publicada na rede Truth Social.

Segundo Trump, o encontro serviria para discutir um possível fim da guerra. “A Ucrânia devia aceitar a proposta, imediatamente”, escreveu. Em tom provocativo, Trump ainda afirmou que Putin estaria “ocupado demais celebrando a vitória na Segunda Guerra Mundial, que não teria sido vencida sem os EUA”.

A posição de Trump contrasta com a de aliados ocidentais da Ucrânia, que exigem que Putin aceite primeiro um cessar-fogo. Já o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, respondeu com cautela, classificando a proposta como “um sinal positivo”.

Desde seu retorno à presidência, Trump tem priorizado o fim do conflito. No entanto, apesar de diversas tentativas diplomáticas, o Kremlin ainda não aceitou uma trégua inicial proposta por Washington.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Categorias

Publicidade
Publicidade

Assine nossa newsletter

Publicidade

Outras notícias